aromaterapia-ansiedade-2.jpg

Aromaterapia para Ansiedade

uma forma simples, eficaz e natural para ajudar você a lidar com a ansiedade

A ansiedade é uma condição psicológica que afeta milhares de brasileiros. Consiste de uma excessiva agitação do sistema nervoso central causada por sentimentos desagradáveis, preocupação e tensão ambígua. Pode também ter sintomas físicos como dor de cabeça, inquietação e palpitações cardíacas. As crises de ansiedade podem ter remissão espontânea, no entanto as vezes se fazem necessário algum tipo de auxilio quando a crise se torna excessiva.


A aromaterapia é um método de medicina alternativa que vem sendo utilizado com muito sucesso como tratamento natural para ansiedade e consiste do uso de certos óleos essenciais através do olfato (direta ou por difusão) ou por administração na pele.
 

Como funciona a aromaterapia para ansiedade?


Os óleos essenciais são extraídos de plantas e contém os componentes aromáticos da planta de origem em concentrações muito elevadas. A administração desses óleos é capaz de ativar determinadas áreas do cérebro como o sistema límbico que é uma das áreas responsáveis pelo controle das emoções. Acredita-se que as modulações dessas áreas cerebrais obtida com os óleos essenciais sejam responsáveis pela pela sensação de calma e bem-estar levando a redução dos sintomas da ansiedade.

 

 

 

Aromaterapia para ansiedade tem eficácia?

 Dentre todas as aplicações da aromaterapia, o uso para ansiedade é o mais pesquisado e documentado. Diversos estudos clínicos realizados com diversos tipos de pacientes em diferentes condições (hospitalar, ambulatorial, home-care) demonstraram o eficaz do aromaterapia para ansiedade.


Um estudo de 2016 demonstrou que aromaterapia foi eficaz em melhorar o estado emocional e reduzir a ansiedade em pacientes que faziam hemodiálise (1). Um estudo de 2014 publicado na revista Biomedical Research International, foi demonstrado que um programa de aromaterapia de quatro semanas para idosos com dor crônica foi eficaz na redução dos níveis de depressão, ansiedade e estresse (2). Uma lista  atualizada com mais detalhes acerca de outras pesquisas em aromaterapia pode ser encontrada em nosso blog.

Para a obtenção do máximo de eficácia a escolha correta do aroma associado com o mellhor método de admnistração são importantes. O óleo essencial de lavanda e os óleos cítricos são geralmente os mais recomendados para tratamento da ansiedade. Um terapeuta experiente em aromaterapia pode ajudar a fazer a escolha mais acertada em todo caso.

 

O olfato está ligado às estruturas cerebrais que compoem o sistema límbico, importante componente do controle emocional humano

Quais são os benefícios de usar aromaterapia para ansiedade?

A aromaterapia para ansiedade é um tratamento totalmente natural, agradável e fácil de implementar. Pode ser utilizado no conforto da sua casa e caso necessário pode ser associado com o tratamento convencional ou associado a outras modalidades de controle da ansiedade

 

Se você ainda tem dúvidas, converse com um de nossos terapeutas para saber como extrair o máximo de benefícios da aromaterapia.Entre em contato através do canal de sua preferência (telefone, WhatsApp, email, redes sociais).

 

(85) 98821-8534

R. Cinco, 28 - Passaré, Fortaleza-CE, 60744-330

©2020 por Conceito Prana Massoterapia.