Ventosaterapia

Uma técnica milenar da Medicina Tradicional Chinesa recém-descoberta pelo ocidente.

Ventosaterapia é uma forma ancestral de medicina alternativa desenvolvida há muitos séculos antes de Cristo (em países como Egito e China) na qual o terapeuta usa ventosas para criar uma área de sucção a vácuo sobre a pele. Os efeitos resultantes são utilizados como terapia complementar para o tratamento de diversos males

.

Como funciona a Ventosaterapia

Dentre os povos que usaram a terapia com ventosas há milhares de anos, os antigos Chineses foram os primeiros a sistematizar essa prática em um grande corpo teórico conhecido como a Medicina Tradicional Chinesa (MTC). Conforme esse sistema, o Qi ou Chi (energia vital que existe em todos os seres vivos) deve circular livremente ao longo dos meridianos, que são canais energéticos que existem no corpo humano. Eventuais bloqueios dessa energia vital são a causa de diversos problemas como dores musculares e afecções em outros sistemas ou órgãos. A ventosaterapia é uma dos métodos da Medicina Tradicional Chinesa para re-estabelecer o livre fluxo de energia vital (Qi) pelo corpo.


A ventosaterapia tem como objetivo eliminar os bloqueios na circulação do Qi (energia vital) colocando ventosas em pontos específicos ao longo dos meridianos energéticos. É, portanto, fundamental que o terapeuta de ventosas tenha conhecimento dos princípios básicos da MTC, como por exemplo localizar os meridianos energéticos mesmo com as variações anatômicas humanas.


A ciência ocidental ocidental, ainda não explica claramente o funcionamento dessa terapia, mas acredita-se que como existem muitos vasos sanguíneos na pele, a sucção criada pela ventosas faz com que os capilares (pequenos vasos sanguíneos) se dilatem (aumentem), promovendo dessa forma um redirecionamento do aporte sanguineo para tecidos. Outra explanação provável é que a abertura dos poros da pele causada pelas ventosas permite que o corpo expulse resíduos metabolicos e toxinas acumulado nos tecidos.

 

 

 

 

 

A correta aplicação das ventosas deve seguir a orientação dos meridianos energéticos conforme a Medicina Tradicional Chinesa para o estabelecimento do fluxo de Qi

(energia vital)

.

Para que serve a ventosaterapia?

Os benefícios da ventosaterapia são decorrentes do re-estabelecimento do fluxo de Qi (energia vital) pelo corpoou, em explicando de outra maneira, de um melhor direcionamento do fluxo e aporte sanguineo pra os tecidos. Embora esta melhora de fluxo promova um bem-estar generalizado e possa ser utilizado para tratar uma ampla variedade de afecções, a terapia com ventosas na prática é  usada para aliviar dores nas costas e no pescoço, músculos rígidos, ansiedade, fadiga, enxaquecas, reumatismo, dores crônicas e alguns casos de congestão devido a asma.

Existe precaução ou contra-indicação a ventosaterapia?

 

Mesmo sendo uma técnica milenar a Ventosaterapia tornou-se uma tendência muito popular desde que atletas olímpicos e estrelas de Hollywood como o nadador Michael Phelps e atriz Jennifer Aniston apareceram com as marcas de ventosas em seus corpos. A elevada procura por essa terapia fez surgir muitas pessoas não habilitadas, sem conhecimento da Tradicional Medicina Chinesa, aplicando ventosas indiscriminadamente para todos os tipos de males. Entretanto, a ventosaterapia possui algumas contra-indicações e precauções que precisam serem observadas que incluem as seguintes:. trombose/flebite e varizes; Hemofilia; feridas e fraturas;  cuidados com diabetes.  A não observação desses fatores pode expor a pessoa a riscos desnecessários durante a ventosaterapia.

 

Outra preocupação comun é se a ventosaterapia dói.  A resposta é não. A ventosaterapia nao dói quando feita de forma adequada. Diferentes pessoas possuem diferentes graus de resistencia na pele e músculos, o terapeuta deve observar isso de forma a dosar a quantidade de pressão na ventosa, evitando dor e danos. Observado estes fatores, a ventosaterapia é capaz de proporcioar muitos benefícios e uma experiência muito relaxante.

 

No espaço terapêutico da Conceito Prana Massoterapia todos os terapeutas estão habilitados (as) e treinados para identificação e orientação dessas variáveis de forma a otimizar a experiência e a eficácia da terapia com ventosas.

Se você ainda tem dúvidas sobre Ventosaterapia e como ela pode ser útil a você, não hesite em nos contactar! Será uma grande satisfação esclarecer sua dúvida. 

Entre em contato através do canal de sua preferência (telefone, WhatsApp, email, redes sociais).

 

(85) 98821-8534

R. Cinco, 28 - Passaré, Fortaleza-CE, 60744-330

©2020 por Conceito Prana Massoterapia.