Shiatsu

Conheça e beneficie-se da 'Acupuntura sem agulhas'

Shiatsu é um tipo de massagem terapêutica que foi desenvolvida principalmente no Japão. Derivado da lingua japonesa, "Shiatsu" se traduz como "pressão do dedo (shi: dedo, atsu: pressão). Existem diferentes estilos de Shiatsu, todos com raízes em um dos três sistemas que se desenvolveram no Japão no início dos anos 1900 como resultado do ressurgimento das terapias médicas tradicionais do Japão.

Um dos conceitos fundamentais do Shiatsu é o Qi (pronuncia-se "Qui"),  termo encontrado na Medicina Tradicional Chinesa (MTC). Esta é a energia vital em nosso corpo que sustenta todo o funcionamento.

O Qi flui em vias específicas chamadas meridianos. O terapeuta de Shiatsu acessa o Qi por meio de pontos ao longo dos meridianos chamados de Pontos Vitais de maneira semelhante ao que faz o acunpunturista que também utiliza o mesmo princípio teórico da Medicina Tradicional Chinesa para acessar o Qi. Por esse motivo o Shiatsu também é conhecido como acunpuntura sem agulhas.

 A saúde está presente quando há Qi abundante nos meridianos e o fluxo está desobstruído. Quando o Qi se torna deficiente ou desequilibrado, ou o fluxo é obstruído, os sintomas surgem. Surgem sinais aparentemente menores, como gripes e resfriados regulares, dores de cabeça semanais ou diárias, dores no corpo e musculares ou dificuldades digestivas. Essas são indicações do desequilíbrio do Qi. O shiatsu estimula e harmoniza o fluxo de Qi por todo o corpo.

O terapeuta de Shiatsu é treinado para reconhecer padrões de desarmonia no corpo, mesmo antes do aparecimento dos sinais físicos. Mudanças simples, porém sutis, são indicações de um desequilíbrio que, quando deixado sozinho, pode progredir até o ponto em que os sintomas aparecem.

Conhecimento da disposição anatômica dos meridianos energéticos é fundamental para aplicação e eficácia da massagem Shiatsu.

Como é uma sessão de Shiatsu?

Antes de tudo é fundamental que o terapeuta avalie o cliente para determinar os padrões de desequilíbrio que podem estar presentes. É importante avaliar o "estado do Qi" para que o terapeuta dê ao cliente a sessão terapêutica mais eficaz. Em seguida, o terapeuta projeta um plano que proporcionará ao cliente o maior benefício terapêutico de acordo com suas necessidades individuais.

 

A massagem terapêutica shiatsu faz uso extensivo dos dedos, polegares e palma da mão para aplicar pressão em várias áreas da superfície do corpo em modo ritmíco, objetivando acessar e regular o Qi (energia vital) do corpo.

No caso em que a energia do cliente é baixa ou deficiente, o terapeuta usa técnicas específicas para aumentar e vitalizar o Qi. Quando o cliente está estressado, nervoso ou ansioso, o terapeuta emprega técnicas para dispersar o "excesso" de energia (Qi). O efeito pode ser estimulante e revigorante ou calmante e sedativo, dependendo do objetivo da sessão.

O shiatsu normalmente é feito em uma maca baixa de massagem ou em uma esteira no chão. Embora a sequência seja frequentemente semelhante a outros tipos de massagem, nenhum óleo de massagem é usado. Geralmente é feito com o cliente totalmente vestido com roupas  confortáveis e leves.

Quais os benefícios do Shiatsu?

 

O shiatsu trabalha para melhorar a saúde geral, modulando o sistema interno de energia humano. Os benefícios da massagem Shiatsu não se restrigem ao corpo, promove também muito benefícios para mente. A terapia geralmente resulta em aumento da amplitude de movimento e melhoria da coordenação. Além de reenergizar o corpo e ajudar aqueles a superar a fadiga e fraqueza, alguns outros benefícios do Shiatsu incluem ajudar na insônia, má postura, alívio da dor de cabeça, enjôo matinal, lesões por entorse e melhoria da circulação.  O shiatsu é uma terapia não invasiva que pode ajudar a reduzir o estresse e ansiedade e contribuir para o bem-estar geral.
O Shiatsu regula a atividade automática do sistema nervoso e estimula os sistemas circulatório, linfático e hormonal.

Se você ainda tem dúvidas sobre o Shiatsu e como ele pode ser útil a você, não hesite em nos contactar! Entre em contato através do canal de sua preferência (telefone, WhatsApp, email, redes sociais). 

(85) 98821-8534

R. Cinco, 28 - Passaré, Fortaleza-CE, 60744-330

©2020 por Conceito Prana Massoterapia.