Fisioterapia

Reflexologia podal

Descubra um mapa do corpo humano inteiro escrito na planta dos seus pés

 Pés doloridos ou cansados, são geralmente os “companheiros” de quem tem uma longa rotina de trabalho ou compromissos ao longo da semana. Os pés são uma parte do nosso organismo que deve receber uma atenção especial. Eles são responsáveis pela locomoção de todo corpo, além de estarem diariamente submetidos a várias condições desgastantes,  Se você concorda com o que está lendo agora, você vai gostar de uma reflexologia podal. Ela é a massagem ideal para promover a saúde dos seus pés, além de proporcionar beneficios para  todo o seu corpo.

 

O que é reflexologia podal?

A reflexologia podal é uma modalidade de massagem que envolve a aplicação de diferentes quantidades de pressão em áreas dos pés. É baseado em uma teoria de que áreas específicas dos pés estão conectadas a certos órgãos e sistemas do corpo humano.

A reflexologia é baseado em um dos conceitos fundamentais da Medicina Tradicional Chinesa - a energia vital que é chamada de Chi (também chamado de Qi ou Ki) . De acordo com a Medicina Chinesa, o Qi flui através de cada pessoa ao longos de canais energéticos. Quando uma pessoa se sente estressada acontece bloqueios do fluxo de Qi em seu corpo. Esse desequilíbrio no fluxo de Qi pode levar a doenca. A reflexologia (e outras técnicas chinesas) visa manter o Qi fluindo pelo corpo, mantendo-o equilibrado e livre de doenças.

Na medicina chinesa, diferentes partes do corpo correspondem a diferentes pontos de pressão no corpo. Os reflexologistas usam mapas desses pontos nos pés, mãos e ouvidos para determinar onde devem aplicar pressão.
 

Conforme a Medicina Chinesa, é possível cuidar do corpo todo, apenas manipulando corretamente alguns pontinhos nos pés. Por exemplo, funcionamento do lento intestino pode ser melhorado, o humor e imunidade através da estimulação especifica das áreas dos pés que correspondem a estes orgãoes ou sistemas.

Qual a diferença entre Reflexologia e massagem nos pés?

Esses dois tratamentos podem parecer semelhantes, mas existem algumas diferenças importantes entre eles. Em primeiro lugar é impotante saber que ambos podem ser benéficos! A diferença está principalmente em como a massagem é realizada e os benefícios que cada modalidade de massagem pode proporcionar.

Massagem terapêutica  nos pés é a manipulação de tecidos para relaxar os músculos, aliviar a tensão e melhorar a circulação. Isso pode melhorar a saúde e o bem-estar geral, aliviando principalmente a sensação de fadiga e cansaço dos pés. A reflexologia podal, por outro lado, utiliza uma massagem direcionada em áreas específicas utilizando diferentes pontos de pressão para restaurar o fluxo de energia por todo o corpo, dando enfase a áreas especificas de cuidado que se queira tratar.  Os benefícios sao por todo o corpo o que  nos leva a proxima pergunta


 

Quais são os benefícios da reflexologia?

Por meio da Reflexologia uma série de problemas podem ser abordados, os mais comuns vão de alguns tipos dores de cabeça, certos problemas respiratórios, problemas de estômago e outros problemas intestinais. Se houver sensibilidade quando uma área é estimulada, geralmente indica fraquezas ou desequilíbrios corporais no órgão correspondente.

Com pressão e manipulação repetidas das terminações nervosas, a reflexologia pode ajudar a depurar os canais de energia bloqueada (Qi na terminologia da medicina chinesa). Isso acontece devido  através da movimentação do fluxo de sangue, nutrientes e impulsos bioelétrico nervosos.
Em última análise, isso melhora a saúde e o equilíbrio geral. Outros benefícios potenciais incluem os seguintes: depuração  de metabólitos, melhorria do sistema imunitário, melhora a circulação sanguinea, Re-equilíbrio de energia



 

Se você ainda tem dúvidas sobre Reflexologia Podal e como ela pode ser útil a você, não hesite em nos contactar! Entre em contato através do canal de sua preferência (telefone, WhatsApp, email, redes sociais). 

(85) 98821-8534

R. Cinco, 28 - Passaré, Fortaleza-CE, 60744-330

©2020 por Conceito Prana Massoterapia.