Aromaterapia

Descubra como o poder do sistema sensorial humano mais primitivo é utilizado na promoção do equilíbrio físico mental e emocional

Aromaterapia é uma forma de medicina integrativa e complementar que faz uso de óleos essenciais para promover a melhora do bem-estar físico, emocional e mental. Especificamente, em nosso contexto na Conceito Prana, utilizamos a Aromoterapia Clínica que definimos como sendo o uso controlado de óleos essenciais para a obtenção de uma resposta terapêutica mensurável.

O efeito  da aromoterapia é experimentado principalmente através do olfato.  O olfato é o sistema sensorial mais antigo do corpo e evolutivamente desempenhou um papel vital para sobrevivência da espécie. Anatomicamente o sentido do olfato esta diretamente conectado a uma parte do cérebro chamado sistema límbico (comumente referido como cerébro emocional). Esta parte do cérebro contola instintos, pensamentos e emoções humanas mais básicas.

 

A aromaterapia funciona através da estimulação direta de receptores no olfato e consequente influência sobre a parte do cerebero que controla que modula o bem-estar do emocional e psicológico. No nível físico, os óleos essenciais ajudam a aliviar tensões e dores musculares, melhoram a circulação, aliviam a congestão sinusal e agem como um forte agente antioxidante. Para comprender a aromoterapia é necessário falar de óleos essenciais.

 

O que são Óleos Essenciais?

Os óleos essenciais são produtos naturais extraídos de uma variedade de partes de plantas, como folhas, caules, raízes, flores e cascas. Eles são tipicamente extraídos através do processo de destilação ou extração a vapor, que é um método de raspagem usado nas cascas de frutas. Òleos essenciais são ditos conter a essência ou a "alma" da planta de onde se originam. De fato, estes óleos contem os componentes aromáticos da planta em concentrações muito elevadas (75-100% mais concentrado que na planta in natura). Suas propriedades terapeuticas sao bem documentadas e comprovadas em estudos cientificos.

Para que serve a Aromaterapia?

​​Muitos estudos clínicos tem demonstrado a eficácia da aromaterapia como tratamento natural para ansiedade, ajudando as pessoas a redução e no manejo das crises de ansiedade e auxiliando também no tratamento de alguns tipos de depressão (como terapia complementar). Outros benefícios adicionais da aromaterapia incluem

➢Alívio dos efeitos do estresse e ansiedade
➢Melhor qualidade de vida, principalmente para pessoas com problemas de saúde crônicos
➢Melhoria da qualidade e duração do sono
➢Reduz a dor em pessoas com osteoartrite do joelho
➢Melhora a qualidade de vida de pessoas com demência
➢Reduz a dor de pessoas com pedras nos rins

Se você ainda tem dúvidas sobre os usos e beneficios Aromaterapia e como ela pode ser útil a você, não hesite em nos contactar! Entre em contato através do canal de sua preferência (telefone, WhatsApp, email, redes sociais).

 

Consulte também

Aromaterapia para Ansiedade

(85) 98821-8534

R. Cinco, 28 - Passaré, Fortaleza-CE, 60744-330

©2020 por Conceito Prana Massoterapia.