Massagem Pontos-gatilhos

Pontos-gatilhos apresentam-se como nós na musculatura e é um dos principais geradores de incômodo e dor muscular

A presença de pontos gatilhos são um dos principais causadores de dores musculares em um grande número de pessoas. Anatomicamente os trigger points, como também são chamados os pontos gatilhos, correspondem a pequenos nódulos irritáveis localizados na musculatura estriada esquelética (os músculos que estão sob controle da nossa vontade). Provavelmente você ja sentiu algum ponto gatilho no seu corpo ou de outra pessoa: ele é aquele ponto (ou nó) onde o músculo esta bem rígido, podendo também estar dolorido ou não.

pontos-gatilhos-conceitoPrana_edited_edited_edited_edited_edited.png

O que é o ponto gatilho?

Para entender o ponto-gatilho é necessário observar mais de perto. A nível microscópico, cada nó é chamado de complexo ponto-gatilho e é composto tanto por fibras musculares em estado normal como por fibras musculares que estão continuamente contraídas. A contração contínua nestas fibras reduz o fluxo sanguíneo para ponto gatilho e faz com que aquela área receba menos oxigênio e nutrientes; com menos sangue circulando, há acúmulo de resíduos metabólicos e toxinas causando dor, tensão e espasmos no músculo.

Esses nódulos podem se tornar crônicos e passar a agir como estressores do organismo causando irritação, dor ou sensação de pressão ou queimação em outra região denominada área alvo, também conhecida como dor deferida (você sente a dor em dado local mas a causa da dor está localizada em outra área do corpo).


Indivíduos com as mais variadas patologias podem apresentar tais pontos gatilhos. Os pontos gatilhos ou trigger points podem ser classificados em diferentes tipos (ponto gatilho ativo, latente ou satélite e outros), e para cada tipo há também vários recursos disponíveis para tratá-los e inativá-los de forma a cessar qualquer estimulo doloroso e restabelecer a plena saúde e o movimento normal dos músculos.

A massoterapia é o recurso mais recomendado por especialistas para reparar pontos gatilhos, pois um massoterapeuta habilidoso em terapias corporais pode aliviar o músculo tensionado, localizar com precisão todos os  pontos gatilhos e desativa-los utilizando técnicas de digito pressão. Se você sofre com esse tipo de patologia, procure nosso serviço de massoterapia clínica.

Se você ainda tem dúvidas sobre a massagem de ponto gatilho e como ela pode ser útil a você, não hesite em nos contactar! Entre em contato através do canal de sua preferência (telefone, WhatsApp, email, redes sociais). 

(85) 98821-8534

R. Cinco, 28 - Passaré, Fortaleza-CE, 60744-330

©2020 por Conceito Prana Massoterapia.