• Lilia Alves - Massoterapeuta e Quiroprata

O que é a Conexão Mente-Corpo e como ela influencia dores musculares


conexão mente-corpo
De acordo com Conexão Mente-Corpo, nossa mente e corpo formam um contínuo sem limites muito claros entre si e afetam-se mutuamente de forma muito complexa




Porque eu estou me sentindo como se tivesse carregado um elefante nas costas? De onde vem essas dores e essa tensão muscular no pescoço? Isso pode ter alguma relação com minha ansiedade ou problemas que estou passando?


Frequentemente escutamos esses questionamentos entre nossos clientes que procuram por uma massagem para aliviar a condição de dor e tensão que os motivaram a buscar esse serviço. Para ajudar a responder essas questões é necessário repensar o que é o corpo e o que a mente.


Fomos ensinados que corpo e mente são entidades separadas e frequentemente eles são tratados dessa forma pelo modelo biomédico tradicional que forma a maioria dos trabalhadores em saúde. Entretanto, é necessário que compreendamos que a mente e o corpo não são duas entidades separadas, pois a saúde física e a saúde mental/emocional estão intimamente interligadas, como propõe o novo modelo que é conhecido como conexão mente-corpo e que vem sendo objeto de modernas investigacoes cientificas.


A distinção entre corpo e mente, dentre outros motivos, é fácil de aceitar pois faz as coisas parecerem mais simples de compreender como ja pontou sabiamente o famoso psicólogo e médico Carl Jung.


"A enigmática unidade do organismo vivo tem como corolário o fato de que as características corporais não são meramente físicas, nem as mentais são meramente psíquicas. A continuidade da natureza nada conhece dessas distinções antitéticas que o intelecto humano estabeleceu como ajudas à compreensão." Carl Gustav Jung

A conexão mente-corpo afirma que não existe uma divisão bem definida entre corpo e mente: é como se sua mente e seu corpo fossem uma unidade. Entre eles existe uma íntima correlação e influência múltipla. Em outras palavras, se tem algo que está afetando negativamente seu estado mental isso vai se refletir em seu corpo. Por outro lado, também é possível causar benefícios na mente tratando bem seu corpo.


Um exemplo dessa conexão mente-corpo é como seu corpo responde ao estresse. A preocupação e o estresse constantes em relação a empregos, metas para bater, filhos, relacionamentos, finanças ou outros problemas podem propiciar uma descarga de tensão nos músculos, dores musculares, dores de cabeça e problemas estomacais e intestinais. Também pode causar hipertensão ou outros problemas mais graves. Por outro lado, a dor constante ou um problema de saúde como uma doença cardíaca pode afetar suas emoções. Você pode ficar deprimido, ansioso e estressado, o que pode afetar a maneira como você trata, administra ou lida com sua doença.


Diversas pesquisas científicas já comprovaram que as respostas emocionais que temos ante aos desafios da vida são feitas com os mesmos transmissores químicos que nosso cérebro, sistema nervoso periférico, os sistemas endócrino e imunológico utilizam para comunicarem entre si. Como esses sistemas e órgãos de nosso corpo utilizam-se da mesma rede de comunicação, eles estão continuamente comunicando e afetando-se mutuamente. Dessa forma, nosso estado mental, pensamentos e emoções tem a capacidade de afetar de forma positiva ou negativa a saúde de nosso corpo e vice-versa.


Então voltando às perguntas do início do texto, seu estado mental e emocional, ou a forma como você anda respondendo ao estresse podem sim ser a causa das dores e tensões musculares que você anda sentindo. Por outro lado, como corpo e mente influenciam-se mutuamente (e de forma bidirecional), uma massagem adequada tem a capacidade de propiciar ganho além do relaxamento corporal promovendo também benefícios para a mente. É por isso que falamos de equilíbrio psíco-físico ao falar de nossos métodos de medicina complementar e alternativa. Quem já experimentou uma boa massagem, sabe daquela sensação boa de alegria e da melhora do humor depois que o massoterapeuta termina o trabalho.




126 visualizações0 comentário