top of page
  • Foto do escritorLilia Alves - Massoterapeuta e Quiroprata

O que é a Conexão Mente-Corpo e como ela influencia dores musculares

Atualizado: 3 de jun. de 2023



Porque eu estou me sentindo como se tivesse carregado um elefante nas costas? De onde vem essas dores e essa tensão muscular no pescoço? Isso pode ter alguma relação com minha ansiedade ou problemas que estou passando?


Frequentemente escutamos esses questionamentos entre nossos clientes que procuram por uma massagem para aliviar a condição de dor e tensão que os motivaram a buscar esse serviço. Para ajudar a responder essas questões é necessário repensar o que é o corpo e o que a mente.


Fomos ensinados que corpo e mente são entidades separadas e frequentemente eles são tratados dessa forma pelo modelo biomédico tradicional que forma a maioria dos profissionais de saúde. Entretanto, é necessário que compreendamos que a mente e o corpo não são duas entidades separadas, pois a saúde física e a saúde mental estão intimamente interligadas, como propõe o novo modelo que é conhecido como conexão mente-corpo e que vem sendo objeto de modernas investigacoes cientificas.


O que é a Conexão Mente-Corpo?

A conexão mente-corpo oferece uma visão mais abrangente do humano. Também chamada de paradigma biopsicossocial, a conexão mente-corpo afirma que não há divisão real entre nossa mente e nosso corpo, pois essas duas entidades formam um todo continuo. Isso significa que nossos pensamentos, sentimentos, crenças e atitudes podem afetar positiva ou negativamente nosso funcionamento biológico. Em outras palavras, nossas mentes podem afetar a saúde de nossos corpos e vice-versa!


Por outro lado, o que fazemos com nosso corpo físico (o que comemos, quanto nos exercitamos, até mesmo nossa postura corporal) pode impactar nosso estado mental (seja de forma positiva ou negativa). Isso resulta em uma inter-relação complexa entre nossas mentes e corpos.


A distinção entre corpo e mente, dentre outros motivos, é fácil de aceitar pois faz as coisas parecerem mais simples de compreender como ja apontou sabiamente o famoso psicólogo e médico Carl Jung.


"A enigmática unidade do organismo vivo tem como corolário o fato de que as características corporais não são meramente físicas, nem as mentais são meramente psíquicas. A continuidade da natureza nada conhece dessas distinções antitéticas que o intelecto humano estabeleceu como ajudas à compreensão." Carl Gustav Jung

Outra maneira interessante de colocar essa mesma afirmação é entender que seu corpo é a parte não visível de sua mente, enquanto sua mente é a parte não visível de seu corpo. Em outras palavras, se tem algo que está afetando negativamente seu estado mental isso vai se refletir em seu corpo. Por outro lado, também é possível causar benefícios na mente tratando bem seu corpo.


Um exemplo dessa conexão mente-corpo é como seu corpo responde ao estresse. A preocupação e o estresse constantes em relação a empregos, metas para bater, filhos, relacionamentos, finanças ou outros problemas podem propiciar uma descarga de tensão nos músculos, dores musculares, dores de cabeça e problemas estomacais e intestinais. Também pode causar hipertensão ou outros problemas mais graves. Por outro lado, a dor constante ou um problema de saúde como uma doença cardíaca pode afetar suas emoções. Você pode ficar deprimido, ansioso e estressado, o que pode afetar a maneira como você trata, administra ou lida com sua doença.



O que exatamente significa a palavra "mente"


Para compreender melhor esse paradigma de capital importância saber que "mente" não é sinônimo de cérebro. Em vez disso, a mente consiste em estados mentais como pensamentos, emoções, crenças, atitudes e imagens. O cérebro é apenas o hardware que nos permite experimentar esses estados mentais. O conceito de mente engloba seu cérebro, nao sendo unicamente ele.


Os estados mentais podem ser totalmente conscientes ou totalmente inconscientes (geralmente uma mistura complexa de ambos). Podemos ter reações emocionais a situações sem estarmos cientes do motivo pelo qual estamos reagindo. Cada estado mental tem uma fisiologia associada a ele – um efeito positivo ou negativo registrado no corpo físico (nem sempre sentido num primeiro momento). Por exemplo, o estado mental de ansiedade faz com que você produza hormônios do estresse, estes por sua vez, promoverao uma serie de mudancas no corpo que podem ser sentidas num prazo curto ou longo


Muitas terapias mente-corpo concentram-se em nos tornarmos mais conscientes dos estados mentais e usar essa consciência aumentada para guiar nossos estados mentais em uma direção melhor e menos destrutiva.


A Conexão Mente-Corpo tem comprovação científica?


A conexão mente-corpo não é necessariamente algo novo. Muitos séculos atrás, praticamente todos os sistemas de medicina do mundo tratavam a mente e o corpo como um todo. Mas ha cerca de 300 anos, durante o século XVII, o mundo ocidental começou a ver a mente e o corpo como duas entidades completamente separadas. Nessa visão, o corpo era como uma máquina, completa com partes substituíveis e independentes, sem nenhuma conexão com a mente. Isso ficou conhecido como paradigma cartesiano.


A visao cartesiana propiciou inegáveis para avanços em cirurgia, produtos farmacêuticos e outras áreas da medicina alopática. No entanto, também reduziu muito a investigação científica sobre a vida emocional e mental dos humanos e minimizou sua capacidade inata de curar.


Hoje, os grandes avanços no campo das ciências biomédicas, trouxe grandes evidências da conexão mente-corpo. Diversas pesquisas científicas já comprovaram que as respostas emocionais que temos ante aos desafios da vida são feitas com os mesmos transmissores químicos que nosso cérebro, sistema nervoso periférico, os sistemas endócrino e imunológico utilizam para comunicarem entre si. Como esses sistemas e órgãos de nosso corpo utilizam-se da mesma rede de comunicação, eles estão continuamente comunicando e afetando-se mutuamente. Dessa forma, nosso estado mental, pensamentos e emoções tem a capacidade de afetar de forma positiva ou negativa a saúde de nosso corpo e vice-versa.


Então voltando às perguntas do início do texto, seu estado mental e emocional, ou a forma como você anda respondendo ao estresse podem sim ser a causa das dores e tensões musculares que você anda sentindo. Por outro lado, como corpo e mente influenciam-se mutuamente (e de forma bidirecional), uma massagem adequada tem a capacidade de propiciar ganho além do relaxamento corporal promovendo também benefícios para a mente. É por isso que falamos de equilíbrio psíco-físico ao falar de nossos métodos de medicina complementar e alternativa. Quem já experimentou uma boa massagem, sabe daquela sensação boa de alegria e da melhora do humor depois que o massoterapeuta termina o trabalho.





680 visualizações0 comentário
bottom of page