top of page
  • Foto do escritorLilia Alves - Massoterapeuta e Quiroprata

Massagem ajuda a dormir e melhora qualidade do sono?

Atualizado: 9 de ago. de 2023

Você está lutando para ter uma boa noite de sono? Deitando e virando na cama, incapaz de encontrar uma posição confortável? Nesta postagem do blog, exploraremos os vários benefícios da massoterapia e como ela pode ajudá-lo a alcançar um sono tranquilo e rejuvenescedor.

Um sono de boa qualidade é vital para nossa saúde mental e física. O sono ruim ou insuficiente prejudica a estabilidade mental geral com consequente detrimento do foco e a concentração, ocasionando perda de produtividade. Estudos científicos também descobriram que uma ocorrência prolongada de sono baixa qualidade pode está associada a inúmeras doenças crônicas, incluindo doenças cardíacas, diabetes e depressão.


Figura 1- Estima-se que distúrbios do sono afeta cerca de 72% da população adulta brasileira


Com os desafios do ritmo de vida atual, a insônia (definida como dificuldade em adormecer ou permanecer dormindo) está começando a ocorrer com mais frequência para muitos de nós e encontrar formas de combatê-la tornou-se uma parte importante do nosso bem-estar geral.

No Brasil estima-se que 72,7% da população adulta seja afetada por algum distúrbio do sono, particularmente a insônia. Com um contigente tao grande insones, nosso pais tornou-se um grande campeão no consumo de medicamentos para indução de sono e a consequente busca do remedio mais forte e eficiente para dormir so tende a aumentar. Convém lembrar que mal uso de medicamentos para este problema pode predispor a inúmeros efeitos adversos como dependência química, eventos cardiovasculares, crises de ansiedade e ate psicose.


Como a massagem pode ajudar a ter um sono melhor?



Figura 2- Massoterapia e um método comprovadamente eficaz que ajuda a melhorar a qualidade e duração do sono


Dentre os diversos benefícios da massoterapia, como alívio de dores e tensões, recuperação de lesões corporais, melhora da circulação sanguínea, melhora do humor e relaxamento, estão os efeitos positivos na qualidade e duração do sono.

Um crescente corpo de pesquisas comprova que a massagem terapêutica é benéfica no combate à insônia, bem como às muitas condições crônicas que contribuem para esse distúrbio do sono. Embora os clientes geralmente considerem a massoterapia muito relaxante e eficiente no tratamento de dores musculares, muitos podem não estar cientes de seus benefícios ainda mais amplos que a massoterapia pode proporcionar. Nos tópicos a seguir enumeramos algumas estudos científicos que explicam como a massoterapia pode ser uma excelente aliada na luta por um sono de melhor qualidade.


1. Redução do Estresse e promoção de Relaxamento

A massagem terapêutica é conhecida por sua capacidade de induzir um relaxamento profundo e reduzir os níveis de estresse. Ao atingir músculos específicos e aplicar uma pressão suave, a massoterapia ativa a resposta de relaxamento do corpo, levando a um estado de calma e tranquilidade. Isso não apenas ajuda a relaxar antes de dormir, mas também reduz os níveis de ansiedade, cortisol e catecolaminas que sao hormônios relacionados ao estado de estresse.


2. Alívio da Dor e Liberação da Tensão Muscular

A dor crônica e a tensão muscular podem afetar significativamente a qualidade do seu sono. Afinal todos sabemos como pode ser difícil encontrar uma posição confortável para dormir quando voce esta padecendo com torcicolo, dor na lombar, tensão nos ombros, coluna ou outros problemas musculares. A massoterapia clinica pode aliviar eficazmente esses problemas, liberando músculos tensos, reduzindo a inflamação e melhorando a circulação sanguínea. Ao abordar o desconforto físico subjacente no sistema músculo-esqueletico, a massagem terapêutica promove uma experiência de sono mais confortável e ajuda você a acordar sentindo-se revigorado.


3. Melhoria da Circulação

A massagem terapêutica melhora a circulação sanguínea em todo o corpo. Este aumento do fluxo sanguíneo traz nutrientes vitais e oxigênio para os músculos, ajudando-os a relaxar e curar. Além disso, a circulação melhorada ajuda na remoção dos resíduos metabólicos dos tecidos, permitindo que o corpo alcance um estado mais equilibrado. Ao aumentar a saúde geral do seu corpo, a massagem terapêutica pode melhorar a qualidade e a duração do sono.


4. Regulação dos Hormônios do Sono e Ritmo Circadiano

Reajuste do ritmo circadiano pode ser um provável mecanismo que explica como a eficacia da massagem na melhoria da qualidade do sono. Os ritmos circadianos são as mudanças naturais que acontecem no corpo e na mente ao longo de um periodo de 24h. Centenas de funcoes fisiológicas em nosso organismo são reguladas pelo ritmo circadiano que seguem os relógios biológicos internos do corpo. Algumas pesquisas indicam que a massagem pode funcionar como um forte indicador de tempo, melhorando a coordenação do sistema circadiano com os indicadores ambientais.

Verificou-se que a massagem terapêutica influencia positivamente a liberação de importantes hormônios importantes no controle sono, como a serotonina e a melatonina. A serotonina, conhecida como o hormônio do "bem-estar", ajuda a regular o humor e promove sentimentos de relaxamento e felicidade. O cérebro também usa serotonina para fazer melatonina, que é o hormônio responsável por dizer ao cérebro para “desacelerar” e se preparar para dormir. Ao promover a produção e liberação desses hormônios, a massoterapia pode ajudar o corpo a regular seus padrões naturais de sono.

Outro resultado interessante vem de um estudo que avaliou os efeitos massoterapia sobre a atividade cerebral de voluntários saudáveis. Os pesquisadores utilizaram um eletroencefalograma para medir a atividade cerebral durante o sono das pessoas que recebiam massagem e das que não recebiam. Eles encontraram que a massagem promove aumento das ondas cerebrais do tipo delta, que são ondas que aparecem na fase de sono mais profundo. Este estado delta do sono é o estágio restaurador em que o corpo mal se move, o que reduz o neurotransmissor associado com dor. Este resultados mostram como a massagem pode aumentar não apenas a duração do sono como também promover aumento da sua qualidade.

Figura 3- Pesquisas indicam que massagem terapêutica promove aumento e duração de ondas cerebrais tipo delta durante o sono que sao ondas associadas ao estagio mais profundo e restaurador do sono.



Que tipos de massagem são recomendadas para melhorar a qualidade do sono?


Embora cada caso precisa ser avaliado individualmente, nossa equipe de massoterapeutas da Prana Massoterapia geralmente recomenda a massagem sueca (saiba mais clicando aqui), muito popular e conhecida por ser suave e envolver técnicas como movimentos longos, amassados e movimentos circulares para ajudar o corpo a relaxar.

Outra ótima opção é a Massagem Desportiva, semelhante à sueca, mais voltada para pessoas que se exercitam regularmente ou praticam alguma modalidade de esporte. Além disso, a massagem Deep Tissue é recomendada, pois utiliza técnicas para penetrar nas camadas dos músculos, promovendo alívio da dor e relaxamento do corpo.

Por último, mas não menos importante, a massagem de pontos gatilhos (massagem Trigger Points) pode ajudar a melhorar a qualidade do sono, pois se concentra na liberação de músculos, desativando pontos doloridos específicos. Com a musculatura relaxada e livre do pontos de dor, as pessoas podem sentir-se mais a vontade para deitar-se confortável na cama e dormir uma noite melhor


Conclusão


A massoterapia é uma opção inteligente, saudável e não-medicamentosa que ajuda muitas pessoas a superar a insônia. Como a melatonina influencia o estágio do sono do ritmo circadiano de um indivíduo, uma maneira natural de aumentar a serotonina é uma opção positiva de indução do sono. Essa conexão exige mais pesquisas mostrando os efeitos diretos da terapia de massagem na serotonina e no sono. Enquanto isso, as evidências existentes ja publicadas são suficientes para recomendar massagens regulares para pacientes que tem sono irregular.

Um número crescente de profissionais de saúde reconhece os benefícios de uma abordagem multidisciplinar para os pacientes, a fim de identificar melhor a origem da doença – em vez de simplesmente tratar os sintomas. Ao mesmo tempo, pílulas para dormir e analgésicos devem ficar em segundo plano em relação a formas complementares e alternativas/complementares de medicina, incluindo massagem terapêutica, para tratar a pessoa como um todo e melhorar os resultados.

Se você está lutando com problemas de sono, considere incorporar algumas sessões regulares de massagem terapêutica em sua rotina de autocuidado. Você merece uma boa noite de sono, e a massoterapia pode ajudá-lo (a) a conseguir isso de forma natural e eficaz. Bons sonhos!


Referências


Field T, Hernandez-Reif M, Diego M, Schanberg S, Kuhn C. Cortisol decreases and serotonin and dopamine increase following massage therapy. Int J Neurosci. 2005 Oct;115(10):1397-413. doi: 10.1080/00207450590956459. PMID: 16162447.


Oliveira FR, Visnardi Gonçalves LC, Borghi F, da Silva LGRV, Gomes AE, Trevisan G, Luiz de Souza A, Grassi-Kassisse DM, de Oliveira Crege DRX. Massage therapy in cortisol circadian rhythm, pain intensity, perceived stress index and quality of life of fibromyalgia syndrome patients. Complement Ther Clin Pract. 2018 Feb;30:85-90. doi: 10.1016/j.ctcp.2017.12.006.


Chang KM, Luo SY, Chen SH, Wang TP, Ching CT. Body massage performance investigation by brain activity analysis. Evid Based Complement Alternat Med. 2012;2012:252163. doi: 10.1155/2012/252163. Epub 2012 Mar 19. PMID: 22518194; PMCID: PMC3317228.


Hachul H, Oliveira DS, Bittencourt LR, Andersen ML, Tufik S. The beneficial effects of massage therapy for insomnia in postmenopausal women. Sleep Sci. 2014 Jun;7(2):114-6. doi: 10.1016/j.slsci.2014.09.005. Epub 2014 Sep 16. PMID: 26483913; PMCID: PMC4521661.


Ferber SG, Laudon M, Kuint J, Weller A, Zisapel N. Massage therapy by mothers enhances the adjustment of circadian rhythms to the nocturnal period in full-term infants. J Dev Behav Pediatr. 2002 Dec;23(6):410-5. doi: 10.1097/00004703-200212000-00003. PMID: 12476070.


Rozita Rezaei, Hamid Sharif Nia, roghieh nazari, Zahra Beheshti, Sussan Saatsaz. The efficacy of massage as a nightly bedtime routine on infant sleep condition and mother sleep quality: A randomized controlled trial. J Neo Nursing. 29 (2). 2023.

393 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page