• Lilia Alves - Massoterapeuta e Quiroprata

Aromaterapia clínica: o que é e para que serve

Atualizado: Jun 3

Quando se fala em aromaterapia é comum a associação com velas ou produtos de limpeza doméstica de cheiro agradável, fragrâncias ambientes ou loções perfumadas para melhorar o humor. Mas aqui trataremos da aromaterapia clínica, um conceito diferenciado, que é a aplicação intencional de óleos essenciais de plantas para a obtenção de uma resposta terapêutica.


òleos essenciais são a base da aromaterapia

Definindo termos - aromaterapia x óleos essenciais

o termo 'Aromaterapia' em si no contexto da aplicação clínica é um pouco impróprio, porque é uma palavra que evoca o nome 'aroma' que remete a cheiro bom, mas nem todos os óleos essenciais são dotados de cheiro ou odor agradável.

Um descrição mais apropriada que aromaterapia poderia ser a 'terapia feita com óleo essencial', mas simplesmente não tem o mesmo nome que a Aromaterapia clínica e não ficaria fácil de lembrar. Informamos isso, porque você pode ver esse termo usado em algumas situações clínicas, em vez de na Aromaterapia.

Então, como é definida a aromaterapia clínica? Uma definição da aromaterapia clínica é o uso controlado de óleos essenciais para obter uma resposta terapêutica.

Alguns orgãos de sáude no mundo, como o National Cancer Institute (NCI) nos Estados Unidos, define como Aromaterapia Clínica como o uso terapêutico de óleos essenciais para melhorar o bem-estar físico, emocional e espiritual. A definição do NCI é uma abordagem bem mais abrangente e precisa. Independente de definição que você prefira adotar, basta ter em mente que a aromaterapia clínica é muito mais do que apenas cheirar ou criar um ambiente acolhedor com odores. Existe uma certa quantidade de óleos essenciais específicos usados ​​para criar uma resposta mensurável específica.


As indicações mais comuns para o uso de óleos essenciais em serviços de saúde, além de sintomas de náusea, incluem dor, ansiedade, estresse, fadiga, náusea, sono e conforto geral.


Alguns dos óleos essenciais comuns usados ​​em ambientes clínicos são: lavanda, laranja doce, tangerina, hortelã-pimenta, bergamota, incenso, camomila romana e manjerona doce. Alguns desses óleos são usados ​​em combinados ou isolados. Alguns são usados ​​como uma massagem tópica diluída, enquanto outros são usados ​​para inalação.


Vários óleos essenciais podem ser usados ​​com uma finalidade clínica para ajudar pacientes com sintomas evidentes ou apenas conforto geral. É importante salientar que essa é uma técnica de medicina complementar e não um procedimento a substituir uma terapêutica já prescrita.



O que são os óleos essenciais



Os óleos essenciais são produtos naturais extraídos de uma variedade de partes de plantas, como folhas, caules, raízes, flores e cascas. Eles são tipicamente extraídos através do processo de destilação ou extração a vapor, que é um método de raspagem usado nas cascas de frutas.


Do ponto de vista químico, óleos essenciais são compostos por uma mistura altamente complexa de muitas substâncias. Para ter uma ideia, cientistas ja classificaram mais de 3.000 mil moléculas aromáticas na natureza. Embora nem todas essas moléculas estejam nos óleos essenciais isso denota a ideia da complexidade desses óleos quando vistos sob o prisma científico-analítico. Não focaremos química nesse texto, mas é importante compreender que alguns constituintes químicos são a base das propriedades terapêuticas dos óleos essenciais.


Embora seja costume falar que os óleos essenciais são considerados a força vital ou a essência da planta, ponto de vista bioquímico, os óleos essenciais são metabólitos secundários que ajudam na sobrevivência da planta como por exemplo atrair polinizadores, assegurar proteção contra patógenos trazido por insetos, etc.


Para saber mais sobre benefícios da aromaterapia e conhecer mais sobre óleos essenciais, acompanhe as postagens em nossas mídias sociais ou em nosso website.


#oleosessencias #aromaterapia #aromaterapiaclinica #medicinaalternativa


83 visualizações

(85) 98821-8534

R. Cinco, 28 - Passaré, Fortaleza-CE, 60744-330

©2020 por Conceito Prana Massoterapia.